All for Joomla All for Webmasters

Fundação capacitará grupos para observar a bacia do rio Jucu

Foto: Wagner Santana

No dia 02 de setembro, o Coletivo Formate e outros cidadãos preocupados com a situação dos rios que perpassam os locais onde moram se reuniram com representantes da Fundação SOS Mata Atlântica. O grupo foi apresentado à metodologia do projeto “Observando os Rios”, que em breve será estendido para o Espírito Santo, começando pela bacia do rio Jucu. O encontro foi realizado no salão da igreja de São Pedro, no bairro Marcílio de Noronha, em Viana.

O projeto consiste na capacitação de voluntários para que estes possam coletar e analisar a água em rios, córregos e lagos. Quando os grupos de monitoramento estiverem formados, mensalmente, eles analisarão a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados serão reunidos em um banco de dados disponibilizado na internet. O monitoramento utiliza 16 parâmetros físico-químicos e biológicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água, como péssima, ruim, regular, boa e ótima.

Esta apresentação foi um convite à participação da sociedade, tendo sido realizada também em Vila Velha, Marechal Floriano e Domingos Martins. O próximo encontro no Estado está agendado para 23 de setembro (sexta-feira), com horário e local a serem definidos. A iniciativa é aberta à população em geral. Caso tenha interesse em saber mais e participar, entre em contato pelo link  https://www.sosma.org.br/contato.

A iniciativa surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio. Para agregar outras bacias hidrográficas, o projeto foi ampliado e passou a se chamar “Observando os Rios”.
Em nova fase, com o patrocínio da Ypê, o projeto agora tem como objetivo formar 10 grupos de monitoramento da qualidade da água em cada um dos 17 estados que possuem Mata Atlântica. Atualmente, são 237 grupos de monitoramento que envolvem cerca de 3,6 mil pessoas monitorando 173 rios dos estados de SP, RJ, PB, PE, AL, CE e SC. O banco de dados pode ser acessado em http://sosobservando.znc.com.br/.
Sobre a SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. 

Coletivo Formate

VER TODOS OS POSTS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *