Foto: Wagner Santana |
No dia 02 de setembro, o Coletivo Formate e outros cidadãos preocupados com a situação dos rios que perpassam os locais onde moram se reuniram com representantes da Fundação SOS Mata Atlântica. O grupo foi apresentado à metodologia do projeto “Observando os Rios”, que em breve será estendido para o Espírito Santo, começando pela bacia do rio Jucu. O encontro foi realizado no salão da igreja de São Pedro, no bairro Marcílio de Noronha, em Viana.
O projeto consiste na capacitação de voluntários para que estes possam coletar e analisar a água em rios, córregos e lagos. Quando os grupos de monitoramento estiverem formados, mensalmente, eles analisarão a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados serão reunidos em um banco de dados disponibilizado na internet. O monitoramento utiliza 16 parâmetros físico-químicos e biológicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água, como péssima, ruim, regular, boa e ótima.
Esta apresentação foi um convite à participação da sociedade, tendo sido realizada também em Vila Velha, Marechal Floriano e Domingos Martins. O próximo encontro no Estado está agendado para 23 de setembro (sexta-feira), com horário e local a serem definidos. A iniciativa é aberta à população em geral. Caso tenha interesse em saber mais e participar, entre em contato pelo link https://www.sosma.org.br/contato.