O CineVia nasceu em 2009, com pegada ambiental, aprovado em edital do Rede Cultura Jovem, da Secult/ES. No qual percorreu comunidades exibindo obras cinematográficas que incitavam a reflexão sobre questões socioambientais.
Em 2014, foi aprovado novamente em Edital Cineclubista da Secult/ES, onde exibiu pelo período de um ano, na fachada do Museu Ferroviário de Viana, várias obras de produção nacional.
Em 2024, o CineVia retoma as atividades por meio da aprovação no Edital de apoio a Cineclubes – Lei Paulo Gustavo, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Viana. Desta vez a proposta é continuar a apresentar obras não comerciais que incitam a reflexão, tendo como base datas comemorativas anuais.
Na sessão de reinauguração, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, será exibido o documentário “Lixo Extraordinário”, dos diretores Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley.
Este documentário apresenta obras de arte produzidas no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo – localizado na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro – sendo expostas nas sofisticadas salas de exposição de arte e casas de leilão.
Ao longo de dois anos, Vik Muniz frequentou este aterro sanitário a fim de fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte. No entanto, foi surpreendido pelas histórias de seus personagens e pela dignidade, desespero e sonhos revelados quando instigados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.
O CineVia é realizado pela Associação Coletivo Formate – ACF, recebeu apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult/Viana, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio institucional do Espaço Cultural Kasa Raiz.
SERVIÇO
Cineclube CineVia
Sessão de reinauguração: quinta-feira, 06/06
Obra: “Lixo Extraordinário”
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Kasa Raiz, rua São José dos Campos, nº 10, bairro Marcílio de Noronha, Viana.
Entrada gratuita