
Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica.
Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em “documento científico”.
Decidem então escrever a história da cidade – mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o escrivão da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Narradores_de_Jav%C3%A9
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52182/
O quê: Filme “Narradores de Javé”
Onde: Na área externa da Antiga Estação Ferroviária de Viana
Quando: 3ª feira (1º), às 19h
Quanto: 0800
Quanto: 0800
Apoio: Prefeitura Municipal de Viana
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Departamento de Cultura
Não esqueça de convidar os amigos e trazer a cadeira de praia!