Na próxima sexta-feira (16/05) o Cineclube CineVia prestará uma homenagem ao cantor e compositor capixaba, Sérgio Sampaio.
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 13 de abril de 1947, Sérgio Moraes Sampaio ainda é um ilustre desconhecido da grande maioria dos seus conterrâneos que rapidamente associam a cidade a outro cantor, muito famoso.
Poucos conhecem a obra deste compositor, mas seu maior sucesso é bastante conhecido e executado até os dias de hoje. Trata-se da canção “Eu quero é botar meu bloco na rua”, grande sucesso musical no Brasil em 1972, que se estendeu por países da América do Sul e Europa, tornando-se a música mais tocada no carnaval de 1973.
Sérgio Sampaio foi incluído no rol dos artistas classificados como “malditos” (aqueles compositores que criavam músicas fora do padrão adotado pelas grandes gravadoras e, consequentemente, pela mídia), apesar de ser um compositor de canções “normais”. De sua obra, carregada da mais bela e sincera poesia, brotam sambas e canções que poderiam ser executadas em qualquer programa de rádio ou TV, de antes e de agora. Acontece que esse cantor de aparência estranha, magérrimo e de dentes tortos não estava disposto a se enquadrar nas exigências do mercado musical. Tampouco nos padrões de comportamento social. Era um rebelde por natureza.
Para além de sua obra, a vida de Sergio Sampaio é marcada por acontecimentos interessantes, como por exemplo, o fato de ter se tornado amigo de Raul Seixas, com quem gravou o álbum “Sociedade da Grã Ordem-Kavernista apresenta Sessão dasDez” e ser o responsável por este ter se tornado cantor.
Sérgio Sampaio deixou este planeta no dia 15 de maio de 1994, há vinte anos a música brasileira perdera um grande poeta. Mas não há motivos para tristeza, curiosamente sua obra vem sendo descoberta e difundida por um grupo cada vez maior de fãs.
Quer saber mais sobre a vida e obra deste artista? Então, não perca esta singela homenagem ao nosso querido Velho Bandido.
O quê: Filmes “Dossiê Kavernista” e “Um Sampaio Teimoso”
Onde: Na área externa da Antiga Estação Ferroviária de Viana
Onde: Na área externa da Antiga Estação Ferroviária de Viana
Quando: Sexta-feira (16), às 19h00
Quanto: 0800
Quanto: 0800
Apoio: Prefeitura Municipal de Viana
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Não esqueça de convidar os amigos e trazer a cadeira de praia!