Após semanas de aprendizado e prática, a oficina de fotografia com celular Múltiplos Olhares 2ª Edição chegou ao fim na última sexta-feira (06), com um encontro de encerramento que reuniu os estudantes participantes.
Realizada no IFES Viana, a iniciativa buscou democratizar o acesso ao conhecimento fotográfico, utilizando os celulares como ferramenta criativa.
Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de enquadramento, iluminação, edição e composição, além de explorar conceitos como narrativa visual e expressão artística. “Nosso objetivo foi mostrar que a fotografia não depende de equipamentos caros, mas sim de olhar e sensibilidade”, destacou Wilberth Silva, Instrutor responsável por ministrar as aulas.
A segunda fase do projeto foi marcada por duas exposições (Kasa Raiz e IFES Viana) com as melhores imagens produzidas pelos alunos. Cada fotografia refletia os temas abordados durante a oficina, como paisagens, retratos e cenas do cotidiano, revelando a criatividade e o talento dos participantes.
A oficina, que contou com 17 participantes, foi promovida pela 9dm Produções, com apoio do IFES Viana, Coletivo Formate e o Espaço Cultural Kasa Raiz. A iniciativa foi gratuita e aberta aos estudantes do IFES Viana e contou com fomento do Funcultura da Secult/ES, por meio da Lei Paulo Gustavo – LPG.
Segundo os organizadores, a 3ª Edição está sendo planejada para o próximo ano, devido à grande adesão e ao impacto positivo da atividade. “É gratificante ver o quanto os estudantes evoluíram e como isso despertou um olhar diferente para o mundo ao seu redor. Queremos continuar expandindo esse projeto”, afirmou Wagner Santana, coordenador do projeto.
O sucesso da oficina reforça a importância de iniciativas culturais acessíveis e criativas, que promovam o aprendizado e a valorização da arte em diferentes contextos.