Após o sucesso que foi a homenagem a Sérgio Sampaio, o CineVia retorna nesta terça (20) com a exibição do longa metragem brasileiro “O Auto da Compadecida”.
O Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
Sinopse:
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
Fontes:
O quê: Filme “O Auto da Compadecida”
Onde: Na área externa da Antiga Estação Ferroviária de Viana
Onde: Na área externa da Antiga Estação Ferroviária de Viana
Quando: 3ª feira (20), às 19h00
Quanto: 0800
Quanto: 0800
Apoio: Prefeitura Municipal de Viana
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Não esqueça de convidar os amigos e trazer a cadeira de praia!